CORREIO DO CAMPO

Correio do Campo é um espaço on-line informativo, criado para promover a interação e a comunicação entre os Sindicatos Rurais, instituições de ensino ligadas ao meio ambiente e camponeses de todas as regiões do Brasil.
Esperamos ainda a troca de experiências, a publicação de novas tecnologias que possam ser utilizadas a favor da agricultura, preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável aliada à prestação de serviços de consultoria e divulgação de pesquisas de preços de produtos agrícolas.
Como editora deste blog, espero contar com sua preciosa parceria, denunciando desmandos e crimes contra o meio ambiente.
O espaço Correio do Campo é dividido em temas diversos, e dá ao leitor a opção de escolha do tema preferido com a rolagem das páginas.


Obrigada. Lionelle R.R. Carvalho.
Gestora Ambiental e Agrária


PARA ACESSAR DIRETAMENTE O ASSUNTO DESEJADO CLICK COM O MAUSE SOBRE O TEMA:


-
NOTAS DO EDITOR

-
VOZ DOS SINDICATOS RURAIS

-
CAMINHOS DO TURISMO

-
ARTESANATO E SUSTENTABILIDADE

- STR OURO FINO

- VOZ DAS MARGARIDAS

-
CORREIO RURAL

-
CRIMES AMBIENTAIS

-
NOVAS TECNOLOGIAS

- PREÇOS DO CAFÉ

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

VOZ DAS MARGARIDAS

Marcha das Margaridas 2011


            Aconteceu nos dias 16 e 17 de agosto de 2011 a 4ª Marcha das Margaridas que reuniu em Brasília cerca de 70.000 mulheres das cinco regiões do país em defesa do tema: “2011 razões para marchar por: desenvolvimento sustentável com justiça, autonomia, igualdade e liberdade”.
            A marcha reuniu mulheres trabalhadoras do campo e da floresta movidas por objetivos em comum, a busca por igualdade social e políticas publicas que garantam o direito à cidadania a igualdade social e o desenvolvimento sustentável de um país verdadeiramente democrático e justo.
            A plataforma política da Marcha das Margaridas 2011 vem sendo discutida desde 2010 pela Contag com a colaboração de diversas entidades.
            A Pauta de reivindicações trás vários temas dentre eles a defesa por: gestão e manejo sustentável dos recursos naturais, matriz energética sustentável, vida saudável e livre de agrotóxicos, agro extrativismo, reforma agrária, agroecologia, fortalecimento da agricultura familiar, comercio justo e consumo responsável, autonomia econômica das mulheres, direitos trabalhistas e previdenciários, apoio a organização produtiva com assistência técnica e credito, creches em comunidades rurais, igualdade trabalhista, assistência a saúde da mulher, melhoria da qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS), autonomia  social, fim de todas a s formas de violência contra a mulher, democracia plena, participação da mulher nas decisões políticas no pais e no MSTTR, reforma política com igualdade para as mulheres e defesa do patrimônio genético.
O movimento Marcha das Margaridas ganhou esse nome como forma de homenagem à paraibana ex-trabalhadora rural e ex-líder sindical Margarida Maria Alves, brutalmente assassinada por um pistoleiro em 12 de agosto de 1983, a mando dos usineiros da região do brejo paraibano.
Dentre os muitos sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais do país o Sul de Minas foi muito bem representado com um ônibus com 34 mulheres e três homens integrantes da Contag e dos sindicatos de Ouro Fino, Alfenas, Muzambinho, Areado, Caldas, Nova Rezende dentre outra cidades.
Estivemos em Brasília representando o sindicato dos trabalhadores rurais de Ouro Fino, Cleide, Edna, Lionelle, Maria Lucia e Sarah; quando na ocasião contamos com o apoio do nosso presidente Flavio Francisco da Silva.
O Ato de Encerramento com o anuncio das respostas dos itens da Pauta de Reivindicações contou com a Presença da Presidente Dilma Rousseff.
A luta continua durante os próximos quatro anos quando nos encontraremos novamente unidas e com toda certeza em maior numero em mais um Marcha em 2015 na capital federal.

Abraços,
                         Lionelle R. R. Carvalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário